terça-feira, 27 de maio de 2014

A arte de deturpar para separa.






                         
     Fico impressionado com a nossa capacidade de produzir diferenças! É incrível como subvertemos, trocamos, invertemos e inventamos tantas formas de sermos desiguais!
Fazemos da individualização - processo que deveria ser interno, consciente, maduro e que no final das contas nos faria diferentes e nos encaminharia pra busca do nosso motivo no universo (a Grande Obra): a realização - um fracasso. Por isso, a ideia de Jung me parece que foi subvertida. Ao meu ver, somos cada vez mais iguais internamente e diferentes exteriormente. Estranho, não?!
Nossos pensamentos são reduzidos aos mesmos; nossa razão e ideia, tudo na média. Pena que nos preocupamos apenas com as vestes...
Deus veio à terra só pra nos lembrar que somos iguais. Mas o que aconteceu? Dogmas, “igrejas”, “religiões”, desigualdades e mais desigualdade.
Maomé conversou com Gabriel e deu exemplo de igualdade, unificação, fraternidade entre judeus, cristão etc.. Mas o que aconteceu? A máquina volta a produzir diferenças: sunitas e xiitas.
Darwin propôs uma longa e diversificada evolução dos seres. Para quê? Para que o homem voltasse a produzir desigualdade: darwinismo social.
O Príncipe foi deturpado. E a Utopia de Morus é vista como o sonho irrealizável.
Onde vamos parar, Indústria de Deturpação?
O que ainda vamos separar, Produtor de Desigualdade?
Hein, HOMEM?!


- Lucas Palavra

Nenhum comentário:

Postar um comentário